POESIA DOMINICAL – COMEÇA O INVERNO

Written in

by

FERNANDO PESSOA, NERUDA E CARTOLA

Chega o inverno no cafezal. Imagem I.A. Ângulo e Foco.

Oficialmente, hoje começa o Inverno, aqui no Hemisfério Sul. Uma ótima oportunidade de sentirmos a estação, nas palavras de grandes poetas. O dia 21 de junho marca o solstício de junho, início do verão no hemisfério norte e do inverno no hemisfério sul. Embora não seja poético, por si só – podendo significar apenas um evento astronômico – inspirou belíssimas palavras de talentosos artistas. Por isso, a Poesia Dominical encontrou doces frutos poéticos para o deleite d@s querid@s leitor@s. Bom proveito!

“Nos dias de inverno, aconchega-te do teu amor, divirta-se com as crianças, acenda uma fogueira e reúna-te com teus amigos. O calor do amor é tão vital quanto o calor do sol!”

Augusto Branco – pseudônimo de Nazareno Vieira de Souza

.

POEMAS SOBRE O INVERNO

.

RICARDO REIS(heterônimo de Fernando Pessoa)

.

No Ciclo Eterno

.

No ciclo eterno das mudáveis coisas

Novo inverno após novo outono volve

À diferente terra

Com a mesma maneira.

Porém a mim nem me acha diferente

Nem diferente deixa-me, fechado

Na clausura maligna

Da índole indecisa.

Presa da pálida fatalidade

De não mudar-me, me infiel renovo

Aos propósitos mudos

Morituros e infindos.

Ricardo Reis

.

PABLO NERUDA

.

Não falta ninguém no jardim

.

Não há ninguém:

somente o inverno verde e negro, o dia

desvelado como uma aparição,

fantasma branco, de fria vestimenta,

pelas escadas dum castelo. É hora

de não chegar ninguém, apenas caem

as gotas que vão espalhando o rocio

nestes ramos desnudos pelo inverno

e eu e tu nesta zona solitária,

invencíveis, sozinhos, esperando

que ninguém chegue, não, que ninguém venha

com sorriso ou medalha ou predisposto

a propor-nos nada.

.

Esta é a hora

das folhas caídas, trituradas

sobre a terra, quando

de ser e de não ser voltam ao fundo

despojando-se de ouro e de verdura

até que são raízes outra vez

e outra vez mais, destruindo-se e nascendo,

sobem para saber a primavera.

.

Ó coração perdido

em mim, em minha própria investidura,

generosa transição te povoa!

.

Eu não sou o culpado

de ter fugido ou de ter acudido:

não me pôde gastar a desventura!

A própria sorte pode ser amarga

à força de beijá-la cada dia

e não tem caminho para livrar-se

do sol senão a morte.

.

Que posso fazer se me escolheu a estrela

para ser um relâmpago, e se o espinho

me conduziu à dor de alguns que são muitos?

O que fazer se cada movimento

de minha mão me aproximou da rosa?

Devo pedir perdão por este inverno,

o mais distante, o mais inalcançável

para aquele homem que buscava o frio

sem que ninguém sofresse por sua sorte?

.

E se entre estes caminhos

– França distante, números de névoa –

volto ao recinto da minha própria vida

– um jardim só, uma comuna pobre –

e de repente um dia igual a todos

descendo as escadas que não existem

vestido de pureza irresistível,

e existe o olor de solidão aguda,

de umidade, de água, de nascer de novo:

que faço se respiro sem ninguém,

por que devo sentir-me malferido?

Pablo Neruda

.

CARTOLA

Surge a alvorada, folhas a voar

E o inverno do meu tempo começa a brotar, a minar

E os sonhos do passado estão presentes no amor

Que não envelhece jamais

Eu tenho paz e ela tem paz

De nossas vidas muito sofridas caminhos tortuosos

entre flores espinhos demais

Já não sinto saudades

Saudade de nada que fiz

No inverno do tempo da vida

Oh, Deus, eu me sinto feliz.

Cartola – Nome artístico de Angenor de Oliveira, foi um dos maiores compositores e sambistas brasileiros, conhecido por sua poesia musical e por clássicos como “As Rosas Não Falam” e “O Mundo é Um Moinho”.

Tags

Categories

3 respostas a “POESIA DOMINICAL – COMEÇA O INVERNO”

  1. Avatar de erialdodiamantina
    erialdodiamantina

    Bom de mais

  2. Avatar de
    Anônimo

    Super alinhamento” Gostei

  3. Avatar de
    Anônimo

    POESIA É LUZ COLORIDA DE UM ARCO ÍRIS,EM MILAGRES ANGELICAIS,TUDO NO COMANDO DA LUZ DO CRIADOR,GOVERNO PRESIDENTE LULA O MAIOR ESTADISTA DO PLANETA, PRESIDENTE LULA 2026.GOVERNADOR JERÔNIMO 2026..A MELHOR ESCOLHA PARA O POVO TRABALHADOR E CONSCIENTE BRASILERO.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre ÂNGULO E FOCO

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading